sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Os Grandes Ditadores da História, pela blogosfera

Os Grandes Ditadores da História apresenta ao público uma visão muito abrangente das ideias, das vidas, e dos atos desses homens que influenciaram enormemente os seus países e o mundo. Os ditadores, com personalidades invulgares e especiais, mais ou menos convictos das suas ideias, com menor ou maior empatia com o seu povo, subiram ao poder, em geral, graças a enormes doses de astúcia, de força de vontade e de outros talentos formidáveis, infelizmente combinados com a falta de escrúpulos e de compaixão.
Este livro abrange diversos séculos da História da Humanidade, mas nele se destaca o século XX, que não trouxe somente a proliferação da democracia e a sacralização da defesa dos direitos humanos e cívicos: foi também o século de várias das piores tiranias da História.
 
 
 

"Este livro de Pedro Rabaçal é um olhar suave pelos grandes ditadores da nossa História, levando-nos a ler sobre um conjunto considerável de personalidades (são cerca de 40 os ditadores aqui analisados). Devido ao elevado número de ditadores presentes neste livro, o olhar sobre cada um não poderia ser muito aprofundado, mas devo dizer que o trabalho do autor é de aplaudir, pois consegue em poucas páginas oferecer a informação necessária para termos uma noção mais correta da ascensão e queda destes homens. O que os motivou, quais os seus princípios, quais os seus triunfos, quais os seus erros... Pedro Rabaçal fala um pouco de tudo e o que gostei mais neste livro foi nas indiretas, mas óbvias, semelhanças entre alguns ditadores.

 
O trabalho de Pedro Rabaçal é muito bom e deve ser lido por todos os que gostem deste tema, sendo uma boa obra de introdução. Um dia, voltarei a ler este livro, talvez retirando novas conclusões desta interessante leitura, talvez criando novas comparações com novos ditadores que entretanto apareçam."
 
Comentário completo, aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário