segunda-feira, 5 de maio de 2014

A GUERRA DAS MOEDAS

Como se está a construir a próxima crise mundial?!
Todas as respostas em: A GUERRA DAS MOEDAS de James Rickards com prefácio de José Gomes Ferreira.

O LIVRO

Em 1971, o Presidente Nixon impôs controlos de preços nacionais e tirou os Estados Unidos do padrão­ ouro, uma medida radical para pôr fim a uma guerra monetária que tinha destruído a fé no dólar norte­ americano. Hoje estamos envolvidos numa guerra semelhante e, desta vez, as consequências serão muito piores do que as que Nixon enfrentou.

O visível fracasso dos economistas na previsão ou prevenção das catástrofes económicas tem surpreendido muitos observadores. Não só as suas teorias não têm conseguido evitar as calamidades, como elas estão a tornar as guerras monetárias ainda piores. Com o seu esforço consistente para estimular a economia imprimindo dinheiro a uma escala de biliões de dólares, a Reserva Federal dos Estados Unidos fez a maior aposta da história da finança. Esta solução encerra novos perigos e não resolve qualquer dos dilemas atuais.

Embora o desenlace da nova guerra monetária ainda não esteja determinado, é quase inevitável que os Estados Unidos venham a sofrer consequências negativas e que os líderes mundiais não aprendam com os erros dos seus antecessores. James Rickards analisa a teia de paradigmas fracassados, falta de visão e arrogância por detrás das políticas públicas e aponta o caminho em direção a uma forma de atuar mais informada e eficaz.

Sem comentários:

Enviar um comentário